Iniciação Cientifica

     A universidade Anhembi Morumbi oferece  aos alunos da insituição a oportunidade de aprofundar seus estudos teóricos por meio do programa iniciação científica. A iniciação científica é considerada um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação na pesquisa científica, é uma ferramenta de apoio teórico e metodológico à formação de uma nova mentalidade no aluno. Este programa tem por objetivo promover desenvolvimento da Pesquisa da Instituição, mediante o encaminhamento de alunos de graduação para a descoberta científica, e convivência com o procedimento e a metodologia adotada em ciência e em tecnologia. Todos os alunos participantes são orientados por um professor designado pela universidade para conduzir o desenvolvimento dos projetos, que está estruturados em três modalidades:

     PIBIC / AM -Programa Institucional Bolsa de Iniciação Ciêntífica Anhembi /  Morumbi.  Nessa modalidade, o aluno além de desenvolver seu projeto ainda ganha uma bolsa auxílio no valor de R$ 350,00, da própria universidade, durante o período de doze meses. Essa  conceção é oferecida ao aluno, a partir do terceiro semestre do curso e até o penúltimo ano. Mais informações acesse o link:


     PIBIC / CNPQ - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica  / CNPq. Quem optar por essa modalidade desenvolverá seu projeto e ganhara uma bolsa auxílio no valor de R$ 300,00, pago diretamente pelo CNPq (Concelho  Nacional de desenvolvimento científico e tecnológico, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia) pelo periodo de doze meses. Para esse programa, o aluno pode inscrever-se a qualquer período do curso desde que não possua vínculo impregatício. Para mais informações acesse o link:


     PIC-AC / AM - Programa de Iiniciação Científica Atividade Complementar /  Anhembi Morumbi. Nessa categoria o aluno pode  inscrever-se a partir do terceiro semestre e até o penúltimo ano do curso. Para essa modalidade não é concedido auxílio financeiro porém computam horas para o cumprimento das atividades complementares obrigatórias do grupo três. Para mais informações acesse o Link:


          Em entrevista para o blog, a aluna do quinto semestre do curso de dança, Luisa Righetto, que participa do projeto, na modalidade PIBIC / AM,  desde o início desse ano (2011) fala um pouco da sua atual experiência:

Blog:  Quando surgiu interesse em participar do projeto?

Luisa: Eu soube do Projeto quando vi o trabalho final de uma aluna do curso de dança que participou do programa no ano retrasado(2009). No ano passado quatro dos meus colegas de turma conseguiram aprovação no projeto deles e então me entusiasmei para começar o meu.

Blog: Do que se trata seu projeto?

Luisa: " O balé clássico e a abordagem somática" o nome já diz tudo... no 3º semestre do curso eu tive a disciplina "Metodologia de Pesquisa"
Nesta disciplina eu abracei a ideia da Valéria que me incentivou a  escrever o meu Projeto.

Blog: Quais foram as etapas iniciais para a elaboração de sua pesquisa ? 

Luisa: Comecei com um fichamento do livro "A Dança" de Klauss Vianna - referência bibliográfica básica da minha pesquisa. E a partir desse  fichamento foi se desenvolvendo o projeto com foco no que eu já havia vivenciado nos meus 13 anos de aulas de balé e dessa foram falar dos cruzamentos entre a técnica do balé e a abordagem somática. Quando eu resolvi me inscrever já tinha o projeto pronto, fiz algumas correções e depois fiz uma reunião com a valéria, Coordenadora do curso de dança e orientadora dos projetos, em janeiro para ela ler e acrescentar ou deletar alguma coisa. Aí que o Projeto ficou pronto para enviar.

Blog: Para encerrar, diga qual é o objetivo principal da sua pesquisa.

Luisa: "Eu acredito que eu posso nomear o produto da minha pesquisa como sendo uma metodologia de ensino.A pesquisa tem como finalidade realizar um novo plano de ensino e aprendizagem para o balé clássico no qual esteja incluso a abordagem somática para proporcionar o aprendizado dos movimentos com base no conhecimento da anatomia humana e na consciência corporal de cada bailarino (a). O importante é conhecer as origens e a história da dança clássica para entender como o corpo de cada artista se move. É preciso retomar os estudos, usá-los como inspiração e reelaborá-los para os dias de hoje.   O Objetivo principal? Por enquanto é apenas um estudo meu, pessoal, mas que  quem sabe um dia venha a ser  a mais nova metodologia de balé... (risos)


           Seja qual for a modalidade em  que o aluno queira concorrer é preciso estar atento às datas para a inscrição.


 Christian Amaral.