O Curso

Projeto Pedagógico

    A Universidade atenta ao processo contínuo de mudanças que ocorre no mundo atual aceita a responsabilidade de que a atividade de educar necessita ser repensada de forma permanente, a fim de que a mesma ofereça ao educando, um amplo elenco de possibilidades, meios e serviços.Neste sentido o compromisso social da Universidade Anhembi Morumbi com a comunidade se firmará na medida em que, de acordo com o artigo 5º de seu Estatuto, desenvolver atividades que visem a:

  • Absorver e transmitir de forma inovadora, os conhecimentos produzidos pelo homem;
  • Manter a qualidade de ensino como princípio e condição primordiais;
  • Atuar no processo de desenvolvimento da comunidade de sua área de abrangência mediante programas de integração; 
  • Constituir-se em um dos fóruns de debate das questões e problemas da comunidade, com projetos de serviços ligados às áreas em que oferece cursos;
  • Formar, aperfeiçoar e especializar educadores, profissionais e pesquisadores, conferindo-lhes, segundo o aproveitamento por eles obtido, os graus e títulos respectivos;
  • Preparar técnicos e especialistas;
  • Promover a extensão do ensino e da pesquisa na comunidade mediante cursos e serviços especiais;
  • Promover a pesquisa nos vários campos do conhecimento como fonte renovadora do ensino;
  • Criar condições de atualização permanente de educadores, profissionais e pesquisadores.

    Possuindo um ensino diferenciado e criativo, tornando-se pioneira em sediar cursos inovadores. O Curso de Dança é uma das formações diferenciais da instituição, pois é o único curso específico na área de dança na cidade de São Paulo, o que revela o investimento e credibilidade a área cultural e artística.Este curso foi inaugurado no ano de 1999 e sua grade curricular se divide em disciplinas práticas e teóricas com o projeto pedagógico de qualificar o futuro profissional em licenciatura e bacharelado. Seguindo os rumos da dança contemporânea utiliza como metodologia de ensino os Métodos de Educação Somática (consciência corporal) e o foco no desenvolvimento do intérprete-criador, na licenciatura o profissional é habilitado a atuar como educador em dança de forma crítica e transformadora, sendo capaz de coordenar, organizar, dirigir, analisar e avaliar situações didático-artísticas em diferentes contextos de ensino-aprendizagem da dança que inclui o ensino informal e formal. 

     O curso ainda conta com um corpo docente qualificado:


     Corpo Docente



    Ana Terra
        Doutora em Educação (2010) e Mestre em Artes (1997) pela UNICAMP. Graduada em Ciências Sociais pela USP. Professora titular do Curso de Graduação em Dança da Universidade Anhembi Morumbi. Tem experiência nas áreas da Educação e de Artes, com ênfase em Dança, principalmente nos seguintes temas: abordagens somáticas, processos de criação e pedagogia da dança. É vice-coordenadora do GT “Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações” da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). No âmbito da educação não-formal, presta consultorias a projetos de formação e educação continuada de artistas e professores. Como artista da dança atuou em trabalhos de criação coreográfica como intérprete-criadora, diretora e preparadora corporal; no momento, a pesquisa artística concentra-se no desenvolvimento de ateliês de criação norteados pelo projeto “Por que Lygia Clark?”. Encontra-se em fase conclusiva do Curso de Formação Profissional em Eutonia (Escola Berta Vishnivetz/Associação Brasileira de Eutonia).

    Mariana Muniz

        Formou-se pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal no Rio de Janeiro, e desde 1974 dedica-se ao trabalho com a dança contemporânea: integrou o Grupo Experimental do Balé da Cidade de São Paulo, criado por Klauss Vianna; dançou no Grupo Coringa de Graciela Figueroa; estudou em Nova York nas escolas de Martha Graham, Mercê Cunningham e Jennifer Muller; na França estudou na Sorbonne com Annick Maucouvert e estagiou na Cia. de Maguy Marin. É formada em Eutonia pelo IV Curso de Formação em Eutonia (2006/2008), em SãoPaulo. Além da dança, Mariana realiza trabalhos no teatro atuando como atriz, coreógrafa e preparadora corporal. Atualmente é docente do Curso de Graduação em Dança da Universidade Anhembi Morumbi e diretora da Cia Mariana Muniz de Dança e Teatro.

    Marisa Martins Lambert

        Doutora em Artes pela Unicamp, São Paulo. Especialista em Análise do Movimento pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies, N.Y. Bacharel em Artes Integradas (Concórdia University, CA) e em Pedagogia (PUC, SP). No Canadá (89 a 99), integrou diversos trabalhos como coreógrafa e criadora/interprete, dirigiu o Centro Mirogu de Artes Performáticas e assistiu em programas de especialização na área Estudos do Movimento, sediados pela Universidade de Quebec à Montreal (UQAM) e pela Ryerson University, Toronto. Desde 2002, é membro efetivo do corpo docente do Deptº. de Artes Corporais, Unicamp, S.P., onde desenvolve um trabalho que associa percepção, leitura/funcionamento da linguagem do corpo e ampliação da expressividade. É também docente convidada dos cursos de Dança, Teatro e Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi, É professora nas áreas de Educação Somática, Estudos do Movimento, Improvisação e licenciatura.


    Robson Lourenço

        Artista, pesquisador e educador. Atuou durante quinze anos no Balé da Cidade de São Paulo. É jornalista formado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e é Mestrando em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Estudou no Limón Institute e Susan Kline Institute (Nova Iorque). Atualmente é docente da Faculdade de Dança e Movimento e do Curso de Teatro da Universidade Anhembi-Morumbi e docente convidado na UNICAMP e também na Escola Municipal de Bailados de São Paulo. É diretor do Instituto Ciência e Arte e também Coordenador de Ação do Programa Dança Vocacional, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Atuou na cena independente paulistana ao dirigir a Cooperativa Paulista de Bailarinos-Coreógrafos, onde criou o núcleo de estudos de improviso “Tandanz”. Desde 2006 pesquisa a integração arte-ciência ao lado do Pr. Dr. Ricardo Ghelman, com foco em  Dança e Embriologia Humana. Docente convidado em curso de Pós-Graduação na UNIFESP (Curso de Pós-Graduação em Práticas Integrativas), USP  (Faculdade de Obstetricia), Universidade Ítalo-Brasileira (Curso de Pós-Graduação em Pedagogia Waldorf), Universidade Estadual do Mato Grosso e Universidade de Sergipe. Além de atuar na formação de médicos antroposóficos da ABMA (Associação Brasileira de Medicinia Antroposófica).

    Silvia Geraldi

        Bailarina, coreógrafa, professora e pesquisadora da dança. Doutora em Artes (2009) pela UNICAMP, por meio de Tese intitulada Raízes da Teatralidade na Dança Cênica: recortes de uma tendência paulistana. Mestre em Educação (1997) pela UNICAMP, por meio de Dissertação intitulada Imagens da Oralidade na Dança: um estudo coreográfico. Graduada em Ciência da Computação (1987) pela UNICAMP. Professora (desde 1999) e coordenadora (fev/2003 a set/2009) do Curso de Graduação em Dança da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo. Contemplada com o PROAC 2010 para criação e montagem do espetáculo Todas as Tardes, sob direção de Mariana Muniz. Recebeu a Bolsa Vitae de Artes 2002 para pesquisa na área de criação coreográfica. Recebeu o Prêmio Estímulo de Dança 2000 da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, para montagem do espetáculo solo Butterfly, em co-autoria com o diretor teatral Roberto Lima. Qualificada como instrutora (2005) e professora (2007) no Método Feldenkrais de Educação Somática pela Associação Feldenkrais do Brasil. Ministra cursos de formação no método em parceria com as psicólogas Márcia Martins, Márcia Rebellato e com o Instituto Pieron (SP).

    Tânia Marcondes
        Mestre em Artes pela ECA/USP,graduada em Artes Plásticas pela FAAP. Foi pesquisadora de estética do palco durante 15 anos na Divisão de Pesquisas do CCSP. Tem atuado desde 1978 como  arte-educadora, artista gráfico e figurinista de Teatro, Dança e Cinema. Desde 2000 é professora das disciplinas de Cenografia e Figurino e das matérias teóricas que se referem a História da Arte e Estética do Espetáculo nos cursos de Teatro e Dança da Universidade Anhembi Morumbi.
    Valéria Cano Bravi
        Defendeu seu Mestrado em Artes Cênicas – ECA/USP, é pós-graduada em Antropologia Cultural pela FFLCH – USP e bacharel em Ciências Sociais. É pesquisadora de técnicas corporais, processos de criação, dramaturgia coreográfica e história da dança. Trabalha como assistente de direção, orientação dramatúrgica e de pesquisas com diferentes profissionais da dança nas áreas da pedagogia e das artes cênicas.

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